Eleições Valia: Conheça as propostas de trabalho dos candidatos

22/12/2020 - 15:36

Conheça as propostas de trabalho de cada candidato, seguindo a ordem estabelecida em sorteio diante da Comissão Eleitoral e empresa de auditoria independente.

Fique atento ao número do seu candidato. Esta será a maneira pela qual você irá identificá-lo na hora de votar.


A votação ocorre entre os dias 18 e 25 de janeiro e é necessário adquirir uma senha no Portal do Participante até o dia 17 de janeiro. Clique aqui e obtenha sua senha.




Candidatos Conselho Deliberativo


Flavio Geraldo do Carmo (Flavinho)
Nº do candidato: 1

No Grupo Vale há 11 anos, Flavio Geraldo do Carmo segue os passos do pai e mantém uma boa relação com empregados, aposentados e pensionistas da Valia. Como candidato ao Conselho Deliberativo, Flavinho, como gosta de ser chamado, quer ressaltar a importância da cultura previdenciária nos mais jovens para que eles possam, desde já, começar a pensar no futuro. “Também quero fortalecer a Valia na busca da proteção de todos nós que pertencemos a este fundo de pensão”, complementa. Atento as mudanças do mercado, ele enfatiza a necessidade de planejamento para um futuro mais tranquilo e estável. Com dedicação e empenho, Flavio quer avançar positivamente nas medidas para os que já contribuíram e os que ainda estão contribuindo.



Ronaldo da Silva Lage (Ronaldo Lage)
Nº do candidato: 2

Ronaldo Lage é formado em administração e trabalha no Grupo Vale há quase 15 anos. Atualmente é analista de Planejamento e Controle de Manutenção em Itabira.

Com a candidatura, Lage pretende realizar uma gestão da situação dos negócios sociais, das receitas e das despesas, dos pagamentos e dos recebimentos, das operações em geral e de outras questões econômicas. “Quero cumprir e implementar corretamente as decisões adotadas e elaborar relatórios contendo conclusões e recomendações”, ressalta.

Lage já tem experiência na função, tendo sido Coordenador do Conselho Fiscal da Credivale (SICOOB) por mais de cinco anos. Por isso, acredita ter uma visão ampla do que os participantes esperam. “Adquiri bastante rigor para controles mensais de custo e investimentos do dinheiro planejado para ser executado”, complementa.


Gilberto Miralles de Figueiredo Neto (Gilberto Miralles)
Nº do candidato: 3

Gilberto Miralles é pós-graduado em Gestão de Projetos e trabalha no Grupo Vale há 10 anos, atualmente é Gerente de Suprimentos no Rio de Janeiro.

Há 16 anos em cargos de liderança, Gilberto acumulou experiências que o qualificam para se tornar membro do Conselho Deliberativo: “Espero poder agregar conhecimento adquirido ao longo do meu histórico profissional, nas discussões que estabelecerão as diretrizes e normas gerais de organização, operação e administração desta entidade”, diz o candidato.

Caso seja eleito, vai dedicar-se ao mandato e atuar de maneira imparcial. Também visa promover discussões multidisciplinares que melhorem a governança e a transparência, aproximem a Valia dos participantes e viabilizem a sustentabilidade das soluções previdenciárias.


Josilene Lopes da Silva ( Josilene Lopes)
Nº do candidato: 4

Josilene Lopes da Silva trabalha há 16 anos na Vale e atualmente é Supervisora de Alimentação em São Luis (MA). Por ter contato direto com vários empregados da Vale ao longo dos anos, Josilene pretende utilizar sua experiência como gestora para fortalecer, junto aos colaboradores, a imagem sólida da Valia.

A candidata visa fixar os objetivos e políticas de previdências, além de estabelecer as diretrizes fundamentais e as normas gerais de organização, operação e administração. “Meu objetivo maior é, além de contribuir para o cumprimento das normas gerais da organização, como conselheira terei a oportunidade de cooperar para que a operação e administração dessa preciosa instituição seja cada dia mais fluida e longeva”, afirma.


Hector Campos Scarpati (Scarpati)
Nº do candidato: 5

Há 22 anos trabalhando na Vale, Hector Campos Scarpati é Técnico Especializado de Produção atuante em Porto Velho e Aroaba. Esse tempo, no qual ficou envolvido em diversas frentes na companhia, proporcionou grande aprendizado e experiência para concorrer à vaga no Conselho Deliberativo. De acordo com Hector, uma das suas características mais fortes é a facilidade de comunicação e trabalho em equipe, além do foco em disciplina e visão sistêmica.

Caso eleito, Hector afirma que irá representar e interferir positivamente nas demandas de trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. “Votem! O avanço de uma gestão da Valia mais transparente e democrática depende voto de cada trabalhador”.



Rodrigo Viana Mello (Rodrigo Mello)
Nº do candidato: 6

Rodrigo Viana Mello trabalha na Vale há 9 anos e acredita poder contribuir para o estabelecimento de um diálogo mais estreito com os participantes e conselheiros. Com experiência jurídica e de Relacionamento Institucional e no Conselho Deliberativo (2018/2021), Mello quer fazer ainda muito mais.

“Nesses últimos três anos de mandato, tenho aprendido muito sobre o funcionamento da Fundação e a temática previdenciária”, afirma. “Quero continuar desenvolvendo ações que contribuam para o crescimento da Valia com foco nas boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), além da realização de workshops, divulgação do plano Prevaler e eventos que informem aos participantes a importância da previdência complementar”.



José Bispo dos Santos Filho
Nº do candidato: 7

Advogado pós-graduado em Direito do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos, José Bispo trabalha na Vale em Vitória há 12 anos. Acredita que, como membro do Conselho Deliberativo, será um porta-voz de todos os que desejam uma Valia cada vez mais forte e sustentável.

O candidato ressalta também que seus conhecimentos como advogado podem contribuir com uma visão técnica, proativa e sem ideologia na representação dos interesses de todos os participantes.

Caso seja eleito, tem como objetivo exercer seu mandato de forma técnica ao tratar de questões como políticas de investimento, mudanças no estatuto e regulamento, análise de prestação de contas e admissão de novos participantes.



Erica Rejane Sarges Rodrigues (Érica Sarges)
Nº do candidato: 8

Há 20 anos no Grupo Vale, Erica Sarges é Analista Administrativo Sênior na Mina de Ferro Carajás nas Operações de Serra Norte.

A candidata, que tem ótima relação com os colegas, compartilha dos valores da Vale e se guia pelo lema “a vida em primeiro lugar”. Como conselheira, tem como objetivo garantir que o futuro dos participantes da Valia seja ainda mais digno e sustentável.

Se for eleita, se compromete a promover inspeções, auditorias e tomadas de conta, estimular a adesão dos participantes a novos planos, facilitar o acompanhamento das contribuições e rendimentos e garantir que os preceitos de remuneração sejam cumpridos.



Candidatos Conselho Fiscal


Márcio Augusto Maia Medeiros (Márcio Medeiros)
Nº do candidato: 1

Márcio Medeiros é advogado com mais de 20 anos de experiência, com especialização nas áreas civil, processual civil e ambiental e presta serviços para a Vale desde 2015.

“Meu maior objetivo é trabalhar pela segurança da Valia. Várias Previdências Privadas enfrentaram problemas. Vejam o que está acontecendo com os Fundos da Varig, Correios e Petrobrás.  A Valia tem apresentado resultados sólidos, mas é preciso fiscalizar, fiscalizar e fiscalizar porque é um investimento de longo prazo e não podemos falhar. A Valia é o nosso futuro e vou colocar minha experiência  jurídica nos estados do Pará, Maranhão e Mato Grosso do Sul à serviço da estabilidade da Valia.”





Vânia de Albuquerque
Nº do candidato: 2

Vania de Albuquerque está na Vale há 35 anos e já foi membro do Comitê Financeiro, do Conselho Fiscal e do Deliberativo na Valia. “Colaborei para a maximização de valor da empresa e para a mitigação de potenciais riscos associados à captação de recursos e à execução de projetos de investimento, além de participar de processos de reestruturações financeiras e reorganizações societárias de empresas controladas e coligadas”.

Para ela, o principal objetivo na candidatura é assegurar a manutenção e o contínuo aperfeiçoamento da gestão eficiente do patrimônio da Valia e dos planos de benefícios previdenciários, sempre alinhada às melhores práticas globais e em consonância com os valores e princípios de transparência, conformidade e responsabilidade corporativa e socioambiental.