Sono é importante para a saúde

01/07/2014 - 12:29

​O senso comum estabelece oito horas de sono como o ideal para o descanso, mas, como os organismos são diferentes, não é possível definir um tempo exato de horas de sono para todos. Já está comprovado, contudo, que dormir bem tem grande peso para a saúde física e psicológica. Há estudos que indicam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais cedo e está mais propenso a infecções.

Em relação à faixa etária, para a maioria dos adultos, é recomendável  8 horas são uma boa quantidade de tempo, porém cada pessoa possui sua própria programação genética, que determina o número ideal de horas para o repouso. Bebês costumam dormir até 18 horas por dia, número que vai se reduzindo com o passar dos anos. Adolescentes dormem profundamente e em horários irregulares, pela ação dos hormônios. E pessoas com 65 anos ou mais têm metade da necessidade de sono de um jovem de 25 anos.

Assim como o tempo de sono, a qualidade do repouso (veja os estágios) também conta. Atividade física durante o dia ajuda a evitar a insônia, do mesmo modo que buscar uma alimentação leve no jantar contribui para uma noite tranquila. Tentar não pensar nos problemas cotidianos, deitar em um ambiente silencioso e com pouca luz, sobre um colchão adequado a seu peso, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos como smartphones na hora de dormir são outras medidas simples que funcionam com eficiência para criar as condições ideais a um merecido descanso.

​As fases do sono

Durante o sono, alternam-se ciclicamente estágios leves e profundos. Cada ciclo dura, em média, 90 minutos, e é composto dos seguintes estágios:

Estágio 1 – Transição entre o estado de vigília e o sono, chamado de semiconsciência. Pode durar de segundos a sete minutos e corresponde a cerca de 5% a 10% do tempo de repouso. Pode ocorrer a cada reinício do sono, nas trocas de estágio, durante toda a noite.

Estágio 2 – Início do sono não REM*, ainda considerado leve, mas nessa fase é mais difícil acordar. É o estágio mais longo, ocupando de 45% a 55% do tempo de repouso.

Estágio 3 – O metabolismo cerebral torna-se mais lento, começando a produzir ondas que marcam o início do sono profundo e o processo de recuperação fisiológica. Dura de 3% a 5% do tempo, passando rapidamente para o estágio 4.

Estágio 4 – Sono profundo, de ondas cerebrais lentas (delta). Nesse estágio ocorre diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, a respiração torna-se constante e regular e há produção de hormônios. Corresponde a cerca de 20% do tempo de sono.

*REM – Considerado o quinto estágio, é uma fase de sono paradoxal: apesar de leve, provoca profundo relaxamento muscular e intensa atividade cerebral, semelhante àquela ocorrida quando estamos acordados. Marcada pelo movimento rápido dos olhos (a sigla significa “rapid eyes movement”), a REM surge no final de cada ciclo de 90 minutos, ocupa cerca de 20% do tempo de sono e predomina no final da noite. Estudiosos ainda pesquisam a sua relação com a memória. É a fase de maior produção de sonhos.