Preparação para usufruir a vida em todas as etapas

​O Brasil tem se aproximado de países desenvolvidos no que diz respeito à expectativa de vida de sua população, por conta de uma série de fatores, entre os quais se destacam os avanços na medicina. Nas últimas três décadas, o ganho foi de mais de dez anos, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta que, em 2041, mulheres e homens viverão, em média, até 80 anos. A escolha de 2041 como referência, se dá porque, a partir de 2042, quando seremos 228 milhões de brasileiros, a população deve passar a diminuir em vez de aumentar, levando em conta a evolução das taxas de natalidade.

Se viver mais é uma ótima notícia, sem dúvida, traz também a necessidade de uma preparação cuidadosa das pessoas para o futuro. Há uma série de ações que precisam ser tomadas, ainda na juventude, para que na maturidade haja condições físicas, emocionais e financeiras de usufruir tudo o que essa etapa da vida pode proporcionar.

Do ponto de vista orgânico, alimentação saudável e atividade física e mental são recomendações de todos os profissionais na área médica. Frutas, verduras, legumes e carnes brancas; exercícios feitos de forma constante, sem longas interrupções; controle do peso; e estímulo ao aprendizado permanente estão na lista. Além, é claro, do abandono de vícios como o tabagismo.

Já no que diz respeito às finanças, será preciso poupar mais. Caberá a cada um a tarefa de guardar recursos capazes de garantir que suas expectativas sejam atendidas. Os participantes da Valia devem ficar atentos a isso e fazer simulações periódicas, de modo a avaliar a conveniência de aumentar seu percentual de contribuição e fazer contribuições esporádicas  de maneira a atingir uma aposentadoria tranquila e feliz.