Dicas para o uso da restituição do IR

​Quem contribuiu com mais Imposto de Renda do que deveria no ano de 2015 tem direito à restituição. O pagamento do primeiro lote da devolutiva começou a ser realizado em 15 de junho. As restituições serão pagas em sete períodos, até dezembro deste ano, conforme a ordem das declarações. Com o dinheiro extra em mãos, é comum pensar em formas de gastá-lo. Mas é necessário cautela e planejamento, para que a oportunidade não escorra ralo abaixo.

Como alternativas proveitosas, o educador financeiro vinculado à Associação Brasileira de Educadores Financeiros e autor do livro Transformando dificuldades em oportunidades, Paulo Costa, recomenda quitar dívidas e se livrar dos juros do cheque especial e do cartão de crédito. “Por ser um valor extra, as pessoas costumam usá-lo de forma desordenada, saciando impulsos consumistas. Porém, é preciso ficar atento para não perder a chance de ajustar a saúde financeira, principalmente neste período de crise”, afirma. O especialista adverte ainda que se estabeleça uma reserva financeira para pagar contas de início de ano, como matrículas, IPTU e IPVA.

Àqueles que não têm dívidas, Paulo sugere investir o dinheiro com a finalidade de alcançar os objetivos da família. “As opções variam segundo o tempo para realizar cada sonho. Concretizar cada um deles é possível, basta perseverança e começo imediato”, considera.