CUIDADO COM OFERTAS DE EMPRÉSTIMO DE ANTECIPAÇÃO DE SUPERÁVIT DO PLANO BENEFÍCIO DEFINIDO

Os valores para um possível pagamento de abono de superávit do Plano Benefício Definido são apurados sempre após o final do ano, pois dependem de várias premissas de ordem atuarial e de rentabilidade dos investimentos. Uma vez apuradas todas essas premissas, em havendo excedente a distribuir, caberá ao Conselho Deliberativo avaliar e aprovar a proposta de distribuição, como tem acontecido nos últimos anos.


É importante ressaltar, portanto, que o pagamento de abono de superávit no ano atual não garante que, no ano seguinte, haverá novo pagamento. Ou seja, não há relação alguma entre o pagamento de abono de superávit feito em março de 2020 com eventual possibilidade de novo pagamento em março de 2021.


Sendo assim, recomendamos, aos participantes do Plano Benefício Definido, extrema cautela na avaliação de ofertas de instituições financeiras que oferecem um “adiantamento do superavit Valia”.


Inclusive por conta da atual conjuntura econômica, quando a rentabilidade média de aplicações financeiras está no nível mais baixo já visto no país, com algumas classes de ativo inclusive com rentabilidade negativa, a Valia registra que não há garantia alguma de pagamento de abono de superávit em 2021 aos participantes do Plano Benefício Definido e reforça que não autorizou qualquer instituição financeira a tratar do tema.


Toda a equipe da Valia está mobilizada e completamente comprometida em buscar, com a segurança necessária, os melhores resultados possíveis na gestão do patrimônio dos seus participantes. Contudo, estamos sujeitos à conjuntura econômica do nosso país, que nem sempre permite que tal pagamento de abono de superávit ocorra, como vimos em 2015 e 2016.