Andar de bicicleta é bom para a saúde e o meio ambiente

01/08/2015 - 14:37

​​​​O uso de bicicleta como meio de locomoção diário, seja para o lazer, para o trabalho ou estudo, é uma boa opção.  Em cidades de médio e pequeno porte a prática é mais comum, mas agora grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, investem em ciclovias como instrumentos para combater os engarrafamentos e a poluição, problemas cada vez mais graves e sem controle.

Nesta entrevista, André Fernandes, presidente do Conselho Regional de Educadores Físicos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, fala sobre as vantagens de se tornar um ciclista e os cuidados necessários para que a atividade seja sempre saudável.

Que benefícios traz para a saúde andar de bicicleta?

Diversos. Entre eles: melhora da condição cardiovascular, da força na musculatura dos membros inferiores, do equilíbrio e coordenação motora; diminuição de veículos nas ruas, gerando menos poluição; a prática de um exercício aeróbico sem impacto.

Que musculatura é mais beneficiada pela prática?

Os músculos mais utilizados são os da coxa, glúteo e perna. Os músculos cardíacos e respiratórios também são muito solicitados durante a prática. Ambos são fortalecidos durante o ato de pedalar, que contribui muito para uma maior saúde e qualidade de vida.

Como vê o incentivo ao uso da bicicleta pelo poder público?

A bicicleta foi inventada para servir como meio de transporte, porém vem sendo cada vez mais utilizada como forma de se praticar uma atividade física. Em todos os casos, ainda estamos longe de investimentos nas políticas públicas para esses dois modelos.

Que riscos para o corpo precisam ser levados em conta por ciclistas, principalmente aqueles sem prática?

Como na maioria dos locais faltam ciclovias, os ciclistas são obrigados a dividir as vias públicas com outros veículos mais pesados que, na maioria das vezes, não os respeitam – o maior risco para quem pratica a atividade. Outros riscos estão relacionados com o equilíbrio e controle da bicicleta, algo que com um pouco de treino é solucionado.

Capacete e outros equipamentos de segurança são realmente necessários?

Sim. O capacete é fundamental em caso de queda ou colisão.

Existe algum horário ou lugar em que andar de bicicleta não seja conveniente?

Qualquer local muito poluído nunca será favorável para a prática de qualquer atividade física. O cuidado que todo ciclista deve ter, como já dissemos, é com as vias públicas, onde pode sofrer acidentes provocados por outros veículos ou até mesmo por buracos, bueiros abertos ou falhas na pista que podem levar à queda.