Hábitos de consumo dos brasileiros na pandemia

Conforme os dias em quarentena se estendem, vemos o crescimento de medidas de contenção para controlar o coronavírus. Com isso, notamos também uma certa mudança nos hábitos de consumo, que contam com uma ascensão do uso da internet e serviços de entrega. Agora mais do que nunca, as pessoas e os empresários estão contando com o digital.

Mas como os consumidores estão efetivamente reagindo?

Ainda que saiam de casa para comprar itens essenciais, é inegável que as pessoas estejam fazendo mais pedidos online. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), cerca de 61% dos clientes passaram a apresentar hábitos de consumo mais voltados para o digital, ou seja, usando sites e aplicativos.

Por estarem mais tempo em casa, fica muito fácil do consumidor cair em armadilhas de consumo, já que as vitrines estão 24/7 à distância de poucos cliques. Compras por impulso ou estimuladas por influenciadores digitais são algumas delas.


Escape das armadilhas

Antes de concretizar uma compra, observe bem os critérios das promoções e se o valor do frete não foi aumentado para o período de entrega, por exemplo.


Segundo estudo feito pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, em parceria com a Indico, plataforma de dados, 88,4% dos brasileiros pretendem comprar menos por impulso, pensando mais no que vai gastar. Isso vem do fato de 64,8% dos entrevistados sentirem, de alguma forma, um impacto negativo em seus ganhos, criando um sentimento de insegurança.

Cuide da sua saúde financeira!


Embora o digital facilite o consumo, seja consciente! Aproveite o momento para fazer uma reorganização das suas finanças.


Afinal, por conta da tensão causada pela COVID-19, nossa forma de lidar com o dinheiro e de pensar nele pode estar mudando. Entender o que nos move quando tomamos decisões que envolvem consumo e investimento, aprender a controlar comportamentos inadequados e a exercitar a disciplina e o planejamento financeiro é fundamental.


Para te ajudar em qualquer momento, a Valia disponibiliza uma série de conteúdos de educação financeira e previdenciária voltadas para gestão do orçamento pessoal e familiar. Confira!