Nota de Falecimento: homenagem a Armando Carneiro de Freitas Junior

10/03/2021 - 14:50

A Valia lamenta o falecimento de Armando Freitas (76 anos) no dia 4 de março, e de sua esposa, Maria Helena Amantea de Freitas, ambos vítimas da COVID-19. Armando deixa filhos e netos e um legado importante na Valia sobre a excelência na gestão de processos.


Mineiro, de Belo Horizonte, Armando era um profissional muito experiente na gestão da qualidade. Trabalhou na Vale por 12 anos e, ao se aposentar, prestou serviço de consultoria para a Valia no período de 2001 a 2007, sendo o responsável por assessorar a Diretoria na implantação do Sistema de Padronização da Valia. O seu trabalho e ensinamentos foram fundamentais para a obtenção pela Valia da certificação ISO 9001 em 2006. A Fundação permanece certificada.


Mestre na padronização, como é reconhecido entre os colegas da Valia, Armando trouxe conceitos como mapeamento de fluxos, indicadores, soluções de problema e processos. Esse ferramental contribuiu para atingirmos o padrão de excelência que temos hoje. Ele plantou essa semente e o seu reflexo está em nossos valores, todos ligados à essência da Valia, que é a busca permanente de soluções previdenciárias com segurança e excelência para ajudar as pessoas na construção de um futuro digno e sustentável.


Por isso, obrigada, Armando por todo o empenho e dedicação à Valia. Você foi fundamental para crescermos e sermos uma Fundação sempre em busca da melhoria contínua.


Aliás, não foi só o legado em gestão da qualidade que ele deixa. São ensinamentos diários de vida e amigos que têm muita história para contar. “Um entusiasta da vida”, dizem seus colegas, que ao relembrarem histórias colocam em palavras toda a admiração e inspiração que Armando deixou em suas vidas.


“Fui surpreendido com a notícia da partida do Armando e da sua esposa Maria Helena. Um enorme susto e um sentimento de perda irreparável. Falar das qualidades dos dois seria chover no molhado. Só tenho uma frase, aliás, duas, para definir quem eram: “Armando e Maria Helena eram pessoas do bem”.  “Admiração e saudades”.  Nada mais.” Comenta com saudades o nosso Presidente do Conselho Deliberativo e amigo da família, Eustáquio Lott.


Neste momento de dor, a Valia se solidariza com familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências.