Perguntas e respostas

  1. Qual a importância de fazer um plano de previdência privada?

Construir um patrimônio de segurança; manter o padrão de vida no futuro (ou até melhorá-lo); aproveitar incentivos fiscais de imposto de renda e contar com coberturas de risco no presente são algumas das razões que podemos destacar. E como você sempre levará mais do que investiu, quanto mais, tempo investir melhor.

Quando uma empresa oferece um plano de previdência privada, seu empregado passa a fazer parte de um grupo de apenas 8% da população que tem acesso a esse benefício. Isso é um privilégio.

Vale lembrar que a previdência social, oferecida pelo governo, é sustentada pela contribuição dos que trabalham para pagar os que já se aposentaram. Como temos menos pessoas nascendo e mais pessoas vivendo por mais tempo, a tendência é, cada vez mais, aumentar o tempo necessário para obtê-la e diminuir a renda média paga.


2. Quais são os planos disponíveis no benefício da Previdência Privada na Valia? E quais são as diferenças.

Os planos são: Vale Mais e Valiaprev.

Vale Mais: A empresa dobra o investimento do empregado até o limite de 9% de contribuição para salários acima de 10 UR (conheça o cálculo aqui). Não é necessário indicar percentual na admissão, pois já se considera o máximo da empresa, como regra: Caso o empregado tenha salário inferior a 10 UR, o cálculo aplicado será de 1% e, tão logo ele alcance um salário que exceda as 10 UR, a contribuição será ajustada, automaticamente.

  • Renda de Aposentadoria (Normal e Antecipada)
  • Suplementação de Auxílio-doença (cobertura adicional, paga quando o benefício já tiver sido concedido pela Previdência Social e durante o período que ele estiver sendo pago, sem uso do saldo do participante para isso).
  • Suplementação de Aposentadoria por Invalidez
  • Suplementação de Pensão por Morte do Participante
  • Renda de Benefício Diferido por Desligamento
  • Suplementação de Abono Anual
  • Renda de Abono Anual


Valiaprev: Empresa dobra o investimento do empregado até o limite de 9% de contribuição para salários acima de 10 UR (conheça o cálculo aqui), mas o novo participante deve indicar na sua inscrição o percentual de contribuição desejado. Ainda que o empregado não ganhe acima de 10 UR, indicamos que já deixe cadastrado o máximo que sua empresa acompanha. Tão logo o salário exceda as 10 UR, o cálculo será ajustado automaticamente.

  • Renda de Aposentadoria (Normal e Antecipada)
  • Suplementação de Aposentadoria por Invalidez;
  • Suplementação de Pensão por Morte do Participante;
  • Renda de Pensão por Morte do Participante;
  • Renda de Benefício Diferido por Desligamento;
  • Suplementação de Abono Anual
  • Renda de Abono Anual


3. O que acontece com o benefício se o empregado for desligado da empresa?

Mesmo desligando-se da empresa o empregado sempre sai com mais do que investiu e há opção de permanecer no plano, inclusive mantendo todo o saldo acumulado. Essa é uma importante vantagem, já que a Valia apresenta resultados acima da média do mercado e a maioria das empresas não oferece um benefício como esse.

Veja todas as opções disponíveis ao participante permanecer na Valia mantendo todo o saldo, como:

Optar pelo Benefício Proporcional diferido, também conhecido como BPD, que permitirá que o participante obtenha a Renda do Benefício Diferido por Desligamento, sem a necessidade de contribuir para o Plano após a rescisão do seu contrato de trabalho com a empresa patrocinadora. Ele permanecerá vinculado até que esteja em condições de requerer e receber este Benefício. Esta hipótese, embora não seja obrigatório, o participante poderá fazer contribuições esporádicas e melhorar o seu futuro Benefício.

Optar pelo autopatrocínio para possibilitar que o participante permaneça no plano após a rescisão do seu contrato de trabalho com a empresa patrocinadora, pagando a sua contribuição e mais a parte da empresa, referente à contribuição normal mensal de risco e taxa de carregamento.

Fazer portabilidade (transfere 100% do saldo e não paga imposto);

Resgatar o valor (recebe 100% da conta do participante e até 80% da conta da empresa. Nesse caso, paga imposto de renda).


4. Qual o valor da taxa de administração descontado sobre o plano de Previdência Privada da Valia?

Não há custo com taxa de administração ou de carregamento para o empregado. Esses custos são da empresa. Isso torna a Valia uma excelente opção de investimento porque, além de não ter fins lucrativos, os custos são assumidos pelo empregador.


5. Os valores dos aportes feitos pelo empregado são descontados no imposto de renda?

Os valores investidos na Valia podem ser utilizados para benefício fiscal de imposto de renda por quem declara IR no modelo completo, até o limite de 12% dos seus rendimentos brutos tributáveis no ano. Sendo assim, quanto mais investir, menos imposto paga.

É possível realizar aportes extras (regulares ou avulsos, via contracheque ou boleto) para usufruir esse benefício ao máximo.

Recomendamos utilizar nossa Calculadora de Benefício Fiscal para descobrir a contribuição ideal.


6. Como ocorre a contribuição da empresa até o limite de 9%? Qual o percentual a ser descontado e a modalidade PGBL, VGBL? E a tabela de cálculo de contribuição entre empresa e participante.

A contribuição mensal (ordinária) do participante é calculada da seguinte forma:

1% sobre a parte do salário de valor menor ou igual a 10 UR – Unidades de Referência

+

Percentual padrão (9%) ou o indicado pelo participante sobre a parte do salário que excede o valor de 10 UR.

O percentual do empregado pode ser maior que 9%, esse limite é apenas da empresa, ou menor. Vale destacar que escolher um percentual menor que 9% é o mesmo que renunciar ao total que a empresa está disposta a investir.

Recomendamos o uso da Calculadora de Contribuição, já que o valor das 10 UR são atualizados anualmente.

Existem planos de previdência do tipo VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) e PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres). PGBL é a modalidade dos planos oferecidos pela Valia, que permitem aos participantes utilizar suas contribuições e dos dependentes de IR nesses planos para reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) na declaração de ajuste anual.


7. Qual é o valor da UR?

O valor de 10 UR tem atualização anual. Recomendamos consultar de maneira on-line na nossa Calculadora de Contribuição.


8. Em quais momentos os participantes podem optar pelo benefício de previdência privada da Valia?

O melhor momento para aderir ao plano de benefício da Valia é na admissão, na plataforma Docly, para aproveitar a contribuição da empresa desde o 1º salário. Caso o empregado adie essa decisão, a solicitação poderá ser feita, de maneira on-line, via formulário eletrônico, contém links abaixo, também disponível na Intranet.

Quanto mais adiar a adesão ao plano, maior a perda dos valores porque a contribuição não retroage à data de admissão.

Vale Mais | Valiaprev