Aprenda a poupar seu dinheiro e investir com estratégia

janeiro de 2022
28/01/2022 - 16:35

Você sabia que tomamos, em média, 35mil decisões por dia e a maior parte, 85% delas, no “modo automático”? Já que as decisões sobre suas finanças também estão nesse conjunto, o que o futuro reserva para você?


A maneira como lidamos com nosso dinheiro no presente impacta diretamente no cenário econômico que vamos encontrar nos próximos anos. Mais do que economizar, o ato de investir seu dinheiro deve ser encarado de modo estratégico e condizente com a realidade de cada um.


O despertar que leva alguém a poupar e investir não acontece da noite para o dia. É o que aponta a especialista em educação financeira organizacional Patríciah Froner.


“Pessoas que foram criadas em ambientes endividados pensam que é normal passar a vida diante de um endividamento crônico. Entretanto, não basta só poupar e economizar, sem ter uma finalidade para o dinheiro”, destaca Froner, que salienta a importância de se organizar e estabelecer um destino para parte do dinheiro guardado.


As vantagens da previdência complementar


No Brasil, pelo menos 21% da população idosa que já se aposentou continua trabalhando, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizada em 2018.


O fenômeno acontece devido a um problema recorrente para os aposentados: o valor do benefício não é suficiente para arcar com o custo de vida, mesmo que seja baixo, e muitos precisam voltar ao mercado de trabalho por necessidade.


Investir na previdência complementar é uma alternativa para quem quer escapar da maré de incertezas muitas vezes trazida pela falta de planejamento durante o tempo de trabalho.


“A previdência complementar é um grande investimento, uma coisa que acredito que todos deveriam ter. É uma forma de mantermos o bem estar e a qualidade de vida no futuro. Olhando à nossa volta, vemos pessoas que não conseguem se sustentar, muito menos manter a qualidade de vida”, analisa Patríciah.


“Geralmente, quando encontramos pessoas com 60, 70 anos, que estão curtindo a vida, fazendo viagens, comprando uma casa na praia ou no campo, são justamente aquelas pessoas que fizeram investimentos paralelos, um bom plano de previdência, ou até mesmo ambos”, avalia Patríciah, que pontua a importância de não ter uma visão imediatista e voltar a atenção para os anos que ainda estão por vir. “É claro que muitas vezes temos que abrir mão de algumas coisas para garantir a previdência. Fazer escolhas mais conscientes agora é ter compromisso com quem você quer ser no futuro”, pontua.


Pensando a médio prazo


Para quem busca alcançar objetivos a médio prazo, o Prevaler se apresenta como uma ótima escolha.


O plano, que é mais um produto de investimento oferecido pela Valia, é voltado para quem deseja realizar seus sonhos e precisa fazer o dinheiro render até lá: seja uma ajuda para a tão sonhada casa própria, investir em uma boa escola ou universidade para os filhos, pagar uma pós-graduação, fazer uma viagem incrível ou aumentar a renda na aposentadoria. Além de ser elegível a todos os participantes (ativos ou assistidos), o plano também é extensível a familiares até 4º grau e os valores investidos podem ser usados como benefício fiscal para quem faz a declaração de IR anual no modelo completo.


“Todo mundo acha que educação financeira é cortar gastos. Mas não. É gastar com sabedoria. Você precisa dar o primeiro passo e fazer com que isso seja uma rotina”, explica Patríciah.


Aqueles que conseguem ter uma economia de emergência e investimentos de médio prazo, como o Prevaler, estão mais perto da tranquilidade financeira e de ter controle de seus gastos. Além disso, a previdência complementar faz toda a diferença. “É a melhor coisa que você pode fazer por você em qualquer momento da vida, principalmente hoje. É um presente de agora para o seu eu do futuro”, finaliza a educadora financeira.


Aproveite as reflexões geradas por Patríciah e comece 2022 com o “pé direito”, investindo com o Prevaler: faça adesão ou indicação ao plano, com auxílio dos especialistas da Valia.