Calculadora de Benefício Fiscal: descubra qual valor contribuir para pagar menos IR!

maio de 2022
02/05/2022 - 11:43

O Benefício Fiscal é um incentivo criado pelo Governo para que as pessoas invistam na previdência. Todos os participantes que investem em algum de nossos planos (inclusive o Prevaler) e fazem a declaração do Imposto de Renda no modelo completo podem aproveitá-lo. Com esse incentivo, você pode deduzir as contribuições feitas ao longo do ano no ajuste anual do seu Imposto de Renda em até 12% da sua renda tributável.


Há participantes que já buscam aproveitar ao máximo o Benefício Fiscal e utilizam diferentes estratégias para isso: aumentar o percentual de contribuição mensal; realizar contribuições esporádicas (aportes) ou investir no plano família, o Prevaler. Dentre todas essas opções, o primeiro passo é descobrir qual é o valor a investir para alcançar o “teto”. Por isso, criamos a Calculadora de Benefício Fiscal: que informa o percentual alcançado do benefício e o valor necessário para complementar, se houver, a partir de apenas duas informações: a renda e o valor investido na Valia ou outros planos do tipo PGBL.


“Nós lançamos essa Calculadora em 2021 e ela segue sendo um dos produtos mais acessados no nosso Programa de Educação Financeira e Previdenciária. O uso da ferramenta é muito simples e o participante consegue concluir a decisão de complementar seu investimento a partir dela”, afirma Bárbara Ferraz, da área de Educação e Marketing. Ela complementa: “observamos que alguns participantes optam por contribuir com 12% e talvez acreditem que isso já representa 12% da sua renda, mas como nossa contribuição não é realizada a partir do nosso salário todo, o mais indicado é utilizar a Calculadora e confirmar o valor ideal para você”.


Clique aqui para utilizar a Calculadora de Benefício Fiscal. Mesmo que o participante não alcance o teto, o benefício será aplicado até o limite de 12% da renda. Quanto mais investir, menos imposto terá de pagar!


Veja as três opções de como complementar o investimento e conseguir aproveitar mais o benefício:


1) Aumente o percentual mensal do plano oferecido pela empresa. Assim, você aproveita o máximo da contribuição que sua empresa proporciona e ainda tem o conforto desse percentual acompanhar, automaticamente, qualquer alteração salarial.


2) Faça uma contribuição esporádica. Você pode emitir um boleto ou cadastrar uma contribuição esporádica mensal. Diluir o valor a complementar ao longo dos meses pode ser uma opção para não comprometer seu 13º e você ainda aproveita a rentabilidade do ano.


3) Invista no plano Prevaler. Você pode distribuir o valor a complementar numa inscrição em seu próprio nome ou dos seus dependentes. Já é participante? Aumente o valor.