Comece a aplicar os 4 pontos da mentalidade econômica na sua vida financeira

fevereiro de 2021
26/02/2021 - 18:39

Você já reparou o quanto a sua mentalidade pode afetar suas finanças? Enquanto algumas pessoas fazem uso desenfreado do dinheiro e gastam como se não houvesse amanhã, outras se privam de utilizá-lo de forma saudável, por medo de que acabe.


Nossos valores e conceitos sobre dinheiro podem influenciar, e muito, a forma que enxergamos e fazemos uso desse recurso. Para te ajudar a lidar melhor com dinheiro e trilhar o caminho da prosperidade, a Valia separou alguns conceitos que precisam ser revistos e aplicados em seu dia a dia. Veja abaixo os 4 pontos da mentalidade econômica:

1. Valorize o fruto do seu trabalho


A pessoa com mentalidade econômica tem consciência de que o poder de compra é consequência de um salário adquirido após muito trabalho, e por isso merece ser valorizado.


Quando gastamos deliberadamente, sem antes refletir quantas horas de trabalho foram necessárias para comprar algo, estamos desvalorizando o tempo que investimos diariamente nos trabalhos realizados.


Para não cair mais nesta cilada financeira, calcule o valor da sua hora trabalhada e sempre que pensar em comprar algo, avalie se é uma compra realmente indispensável e lembre-se de quantas horas serão necessárias para cobrir este gasto.

2. Economize e use seu dinheiro com sabedoria


O verdadeiro significado de economizar não é deixar de gastar, mas sim acumular poder de compra para investir no momento certo, sem gerar dívidas.


Uma pessoa econômica sabe fazer boas escolhas com o que tem, e por isso sempre tem dinheiro.


Aprender a gastar melhor é essencial não só para as finanças pessoais, mas também para toda a nação. Quem economiza, adquire alto poder de compra, pois não deixa seus credores na mão.

3. Se a única diferença entre o simples e o luxuoso é o preço, opte pelo simples


As pessoas econômicas compram com base na utilidade e não na percepção de status que um produto ou serviço pode passar.


Isso não significa que é proibido comprar produtos luxuosos ou experiências caras uma vez ou outra, caso seja fruto de um sonho bem pensado. Mas estes itens precisam caber no orçamento. Lembre-se do item 1 e valorize o fruto do seu trabalho ao realizar essas compras.


Nesse tópico estamos falando de objetos de nosso cotidiano que podem ser mais simples e baratos, como um móvel ou até mesmo uma televisão. Se um modelo simples cumpre o papel esperado, por que gastar mais?


Quando produtos ou experiências não tiverem diferença ou vantagens realmente úteis para o seu dia a dia, opte sempre pelo simples e economize.

4. Realize pequenos esforços para investir mensalmente e multiplicar o seu dinheiro


Investir seu dinheiro requer disciplina, foco em um objetivo e tempo. Quanto maior o prazo do investimento, maiores os juros gerados. Em outras palavras, quanto mais tempo seu dinheiro passa investido, maiores as chances de ele se multiplicar, sem que você faça grandes esforços.


Quem é participante da Valia, por exemplo, tem um foco de mais médio/longo prazo: a faculdade dos filhos, com o Prevaler, ou a própria aposentadoria mesmo. E como ela leva certo tempo para chegar, os juros sobre o investimento garantem a multiplicação do valor investido. Ao investir mensalmente na Previdência, você está pagando as parcelas de um amanhã mais digno e sustentável, como num financiamento, mas com os juros a seu favor. Quando chegar o tempo certo, você irá usufruir de seu investimento, e sabe o que é melhor? Ele já estará pago.


E então, preparado para adotar uma mentalidade econômica e prosperar cada vez mais?