Como a transformação digital tem nos ajudado a enfrentar os desafios de 2020

julho de 2020
09/07/2020 - 14:15

O fenômeno da transformação digital traz inúmeras vantagens competitivas para as empresas – desde o aumento de seu desempenho à maior conexão com seu público alvo.

Nos últimos anos, a Valia tem investido nessa tendência para inovar e trazer ainda mais valor a suas iniciativas. Essa postura fez a diferença, principalmente, no momento de enfrentar os desafios trazidos pela pandemia da COVID-19.

Saiba mais sobre essas inovações!


Robôs estão entre as principais inovações implementadas em 2020


O uso de robôs e outras tecnologias automatizadas está se tornando, pouco a pouco, tendência entre as empresas do país. Segundo a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o nível de automação empregado no nosso mercado cresceu 4% em um ano.


Em 2020, a Valia implementou robôs – isto é, ferramentas de automatização em alguns de seus processos, como:

– Movimentação de saldo;

– Cálculo de novos Entrantes.

Dessa forma, os participantes passaram a desfrutar de serviços mais ágeis e eficientes no dia a dia.


COVID-19: estrutura tecnológica permitiu rápida adaptação ao home office


Desde o último ano, a Valia investe na renovação de sua arquitetura tecnológica – isto é, na estrutura digital de sua operação. Isso permitiu que, em apenas 1 dia, seus colaboradores estivessem trabalhando 100% em home office – uma das principais medidas de prevenção durante a pandemia.


As mudanças também permitiram que o time de Call Center permanecesse em casa nesse período. Além disso, a Gerência de Benefícios implementou o envio de SMS para informar aos novos assistidos sobre a concessão de seus benefícios. A medida substituiu mais de 250 cartas enviadas mensalmente, reduzindo esforços e aumentando a satisfação dos clientes.


Com apoio da tecnologia, nenhum atendimento ou serviço deixou de ser prestado aos participantes, que ficaram a par de todos esses movimentos pelas redes sociais e canais de comunicação.


Comunidade de Inovação manteve seu calendário de atividades

Em 2019, a Valia reuniu um grupo de empregados e criou a Comunidade de Inovação para pensar em ideias que pudessem melhorar os processos e trazer novas tendências. Organizada em quatro eixos de atuação, a Comunidade de Inovação da Valia tem focado na realização de TEDs (palestras de 30min) para seus empregados, além de melhorias em processos internos e levantamento de oportunidades em novas frentes de atuação.


Além disso, a Valia atuou junto a ABRAPP (Associação Brasileira das Previdências Privadas) no HACK´A´PREV, hackathon realizado remotamente no fim de maio. Mais de 300 inscritos trabalharam em 30 possíveis soluções para tornar a previdência mais atrativa para o público jovem.


A Comunidade também está junto da associação na construção do HUPP (Hub + Up), que unirá fundações e startups em uma aceleradora. A ideia é estimular a criação de soluções inovadoras para o sistema de previdência.


Com o uso da tecnologia e as melhores práticas do mercado, a Valia segue ativamente evoluindo, atendendo participantes e assistidos em qualquer momento e conseguindo executar os planos de 2020.