Educação financeira e investimento adequado podem transformar o futuro da sua família

maio de 2022
02/05/2022 - 11:36

Quando se trata de finanças, qual exemplo você tem dado aos seus filhos e familiares?


Estamos sempre preocupados em oferecer a melhor educação para nossas crianças, em ensinar lições que os façam evoluir como cidadãos e indivíduos, mas raramente conversamos sobre planejamento financeiro.


E não há como negar: quando se trata de educar, o exemplo vale mais que as palavras.

Repetindo padrões


Muitos de nossos comportamentos são condicionados pelos ambientes em que vivemos. Por isso, é muito mais fácil que uma criança que tenha crescido em um ambiente familiar imerso em desorganização financeira e dívidas, se torne um adulto com estes mesmos comportamentos.


Este ciclo precisa ser rompido para que mudanças ocorram.


O primeiro passo é investir em sua própria educação financeira: antes de querer passar seus ensinamentos adiante é importante que você já os pratique.


Aprender para mudar


A trajetória para construir uma vida financeira equilibrada pode não ser fácil no início, mas certamente trará bons frutos para você e seus familiares.


Algumas dicas podem te ajudar neste processo:

  • Estude

São muitos os lugares onde você pode aprender mais sobre educação financeira, inclusive como ensiná-la para crianças. Em nosso site você também encontra muitos materiais que podem ajudá-lo neste processo. 

  • Entenda quanto você ganha

Este passo pode parecer simples, mas a intenção é que você identifique com clareza qual é o real valor líquido que você tem disponível depois de todos os abatimentos e impostos.

  • Saiba para onde vai seu dinheiro


Faça uma lista ou planilha com todos os seus gastos: fixos e variáveis. Não deixe nada de fora, e depois separe por categorias, essenciais e supérfluos já é um bom começo. Agora você pode enxergar com mais facilidade onde pode economizar. Nós temos uma planilha que vai te ajudar a organizar as finanças e descrever todos os seus gastos. Clique aqui e faça o download.

  • Poupe

Aqui não tem mistério, a dica é poupar dinheiro. E a regra é apenas uma: quanto mais, melhor! Lembre-se que quanto mais você poupar, maior será sua segurança financeira. O ideal é que, no mínimo, 10% da sua renda seja poupada todos os meses. E, neste caso, nada melhor do que pensar no seu futuro aumentando seus investimentos na Valia. Para mais saber sobre o assunto, clique aqui.


Aproveite a janela de alteração de percentual que vai até o dia 15 de agosto e aumente seu investimento na Valia.

  • Mais equilíbrio, menos dor de cabeça

Cuidar da sua saúde financeira tem um impacto que vai muito além das finanças. Conquistar este equilíbrio pode te proporcionar mais tranquilidade no dia a dia, além de te ajudar a tirar sonhos e objetivos do papel.


O ideal é que desde cedo as crianças possam aprender com pais e responsáveis a falar sobre dinheiro, e a importância de gerenciá-lo com discernimento. 


Sua família agradece!