Entenda o cálculo da sua contribuição na Valia


setembro de 2018
26/09/2018 - 15:53

Se você já parou para pensar em como a contribuição em sua previdência na Valia é calculada, é possível que tenham surgido algumas dúvidas. Para responder as questões mais frequentes sobre o tema, mostramos agora o que é  “fake” e o que é verdade. Confira!

A empresa contribui com o mesmo valor que você.

Verdade! A empresa sempre acompanha a contribuição do empregado, até o limite de 9%, no caso dos participantes que recebem acima de 10Urs (R$ 3.850,49). Para os participantes com salários abaixo desse teto, o percentual é de 1%.

Quem ganha menos de 10 UR (R$3.850,49) contribui com 1%.

Verdade! Mas você pode aumentar seus investimentos na Valia realizando contribuições esporádicas. Basta acessar o Portal do Participante, ir na seção “Minhas contribuições” e, depois, Emitir boleto de contribuição esporádica.

9% de contribuição é igual a 9% do seu salário

Fake! Para entender melhor, veja o  quadro abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você escolhe o seu percentual uma vez e não pode mudar.

Fake! Você pode mudar o seu percentual  uma vez por ano. Agora, diretamente no Portal do Participante, na seção Minhas Contribuições. Siga os passos que aparecem na tela e pronto! Seu percentual foi alterado.

Veja o depoimento dos nossos participantes sobre esse assunto:

Quem está só começando

Guilherme Miranda, participante da Vale, tem 23 anos e já começou a investir. “Para mim, é muito importante ter essa segurança a mais na aposentadoria. Embora as pessoas não tenham o hábito de poupar, aqui dentro fica claro para nós que isso só traz benefícios. E é importante lembrar que você pode contribuir com o valor que cabe no seu orçamento e fazer uma contribuição esporádica de vez em quando”, diz.

E a voz da experiência

Já Ivana Oliveira, também da Vale, está pertinho da aposentadoria e deixa a dica para os mais novos. “Alterando o seu percentual de contribuição, automaticamente sua renda de aposentadoria vai aumentar. Sugiro que os mais novos usem as ferramentas, realmente invistam e vejam que esta é uma oportunidade para um futuro melhor, com mais qualidade de vida. A recomendação é: planeje-se com antecedência.”

Quer ajuda para testar diferentes alternativas de contribuição? Experimente a Calculadora de Contribuição e assista ao vídeo sobre o tema na seção “Educação Financeira” no nosso site.