Orientações para identificar e-mails perigosos

maio de 2021
25/05/2021 - 17:24

No meio digital é preciso estar atento a tentativas de golpe, sejam eles por mensagens de WhatsApp ou e-mails. Por entender a importância em zelar pela segurança da informação, a Valia investe em maneiras de impedir ataques ao nosso sistema e proteger os dados dos nossos participantes.


A Fundação possui uma Política de Segurança da Informação que tem o objetivo de estabelecer as diretrizes de segurança, preservando as informações e sua imagem corporativa. Esse documento está alinhado aos conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados.


É nossa função orientar a respeito das informações que estão sendo enviadas pela Valia para que nossos participantes não sejam alvo de algum ataque na internet. Por isso, convidamos Fábio Araújo, um dos responsáveis pela Segurança da Informação na Valia, para dar algumas dicas de como identificar os nossos e-mails de maneira mais fácil.


Ao receber um e-mail da Valia, fique atento:


– O remetente do e-mail deve sempre ter o @vale.com. Os e-mails de notícias, campanhas institucionais, informações sobre seus investimentos, entre outros será sempre encaminhado pelo endereço valiaweb@vale.com.


Mas você também pode receber o retorno de um atendimento pelo e-mail fale.concosco.valia@vale.com.


Então, a dica é cadastrar esses e-mails como um remetente confiável na sua lista de contatos para sempre ter na sua caixa de entrada novidades e notícias da Valia.


Informações sigilosas estão sendo solicitadas? A Valia nunca pedirá por e-mail dados confidenciais, como sua senha de acesso ao Portal do Participante. Caso a mensagem esteja pedindo alguma dessas informações, desconfie.


Os links são suspeitos ou incorretos? Links falsos são muito comuns em e-mails de golpes. Isso pode ser facilmente verificado quando, ao passar o mouse sobre o link (sem clicar!) aparece um outro endereço que não remeta ao site da Valia (www.valia.com.br) ou do Prevaler (www.prevaler.com.br), por exemplo. “Os e-mails da Valia são sempre enviados com criptografia para dar mais segurança e evitar possíveis vazamentos de informação”, diz Fabio Araujo.


– Ficou da dúvida sobre a informação recebida? Não hesite em nos contactar, caso tenha recebido uma mensagem que lhe pareça estranha. Além disso, lembre-se de conferir tanto as redes oficiais da Valia como o site, as redes sociais e os canais de relacionamento para saber se aquela informação é verdadeira.