Conheça o Ciclo de Vida, a nova Opção de Investimento dos Planos Vale Mais* e Valiaprev

16/01/2020 - 11:20

Nossas necessidades mudam ao longo da vida. Em alguns momentos, podemos fazer investimentos mais arriscados; enquanto que em outros, precisamos priorizar estabilidade e segurança.


Entendendo essas diferenças, a Valia passa a oferecer aos participantes dos Planos Vale Mais e Valiaprev uma modalidade de investimento que muda conforme a proximidade da aposentadoria do participante, respeitando as particularidades de cada momento de sua vida: os Ciclos de Vida.


Diferentemente do que ocorre na modalidade de investimentos conhecida como “Perfis de Investimentos”, a alocação nos Ciclos de Vida não possui percentuais fixos: ela irá variar ao longo do tempo, sendo mais arriscada no início da carreira, a fim de buscar maiores retornos nessa fase da vida, e reduzirá o risco gradualmente à medida que a aposentadoria estiver mais próxima.


Os segmentos onde será feita a aplicação dos recursos dos Ciclos de Vida serão definidos na Política de Investimentos da Valia, que se encontra disponível no Portal do Participante. Em 2020, está prevista alocação em Exterior, Multimercados, renda variável e renda fixa.


Neste primeiro momento, a Valia está oferecendo oito Ciclos de Vida – cada um deles definido de acordo com um potencial ano de aposentadoria. São eles: Ciclo 2025, Ciclo 2030, Ciclo 2035, Ciclo 2040, Ciclo 2045, Ciclo 2050, Ciclo 2055 e Ciclo 2060.  


Para comportar a entrada de participantes mais jovens, novas opções de ciclos serão lançadas periodicamente.


A partir do dia 16/01/2020, os novos inscritos nos Planos Vale Mais e Valiaprev terão seu Saldo de Conta alocados automaticamente no Ciclo de Vida mais adequado ao seu ano de aposentadoria, considerando a regra dos 65 anos, ou seja, se você nasceu em 1985, você terá 65 anos em 2050. Logo, você será enquadrado no Ciclo 2050. No entanto, é possível alterar esta condição a qualquer momento.


*À princípio, esta opção não está disponível aos participantes oriundos da empresa patrocinadora Mosaic Fertilizantes.   


Alteração de Opção de Investimento nos planos Vale Mais e Valiaprev


Com o lançamento dos Ciclos de Vida, aumentam as opções de investimento disponíveis para escolha dos participantes: além dos quatro perfis de investimento já oferecidos (DI, FIX, MIX 20 e MIX 40), o participante também poderá optar pelo Ciclo de vida.


Quer trocar seu perfil de investimentos atual pelo Ciclo de Vida? Faça a alteração pelo Portal do Participante ou pelo app Valia Previdência (disponível para IOS e Android).


Além disso, outra novidade em relação à regra antiga:  antes só era possível alterar a opção de investimento após uma carência de 12 meses: agora, isso mudou e a alteração pode ser feita a qualquer momento, pelo Portal do Participante, clicando aqui, ou pelo nosso aplicativo.


Em caso de dúvidas, fale com a Lia, nossa assistente virtual ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Para saber mais, leia a cartilha correspondente ao seu plano.

Cartilha do Plano Vale Mais
Cartilha do Plano Valiaprev