Valia realiza apresentação na Aposvale RJ

​A convite da Aposvale, a Valia realizou no dia 21 de março uma apresentação na sede da associação sobre a Fundação, os resultados de 2015 e sobre o superávit do Plano Benefício Definido.

Inicialmente, a diretora superintendente, Maria Gurgel, falou sobre a Valia, destacando o posicionamento da Fundação como 6º maior fundo de pensão do Brasil em patrimônio e o bom desempenho da Fundação.

O diretor de Investimentos e Finanças, Maurício Wanderley, apresentou dados de rentabilidade histórica do Plano BD e explicou a estratégia adotada pela Valia para obter bons resultados. Com relação aos demais planos, foram apresentados dados contendo o grau de solvência de cada um deles, demonstrando que nenhum plano se encontra em situação deficitária.

Especificamente sobre o investimento da Valia na Sete Brasil, o diretor de investimentos fez detalhada apresentação, tratando com profundidade da atratividade do negócio no momento em que a Fundação decidiu fazer o investimento (2011), dos inúmeros entraves ocorridos desde então, destacando que a Valia seguirá defendendo a integridade dos planos que administra. O histórico desse investimento com detalhes pode ser observado clicando aqui.​

A diretora de S​eguridade, Elisabete Teixeira, apresentou o histórico da distribuição do Superávit do plano BD, que acontece sem nenhuma interrupção desde 2007. Nesse período, o valor total distribuído foi da ordem de R$2 bilhões, equivalente a 57 benefícios.

Elisabete Teixeira alertou também para o fato de que o valor da Reserva Especial apresentado no Relatório Anual de 2015 não pode ser integralmente distribuído uma vez que, pela Res. CGPC nº26/2008 e Resolução CNPC nº22/2015, em caso de distribuição de superávit, para calcular o valor passível de distribuição, a entidade precisa reduzir a taxa de juros em 1%, aumentando dessa forma o valor da reserva matemática e da reserva de contingência e, consequentemente, reduzindo o valor da reserva especial, que é usada para a referida distribuição. O grupo de estudos montado pela Valia e pela Aposvale para estudar os impactos da Resolução CNPC nº22/2015 no plano BD continuará estudando o assunto. A próxima reunião está agendada para segunda-feira (28/03).

Ao final, os diretores da Valia, o gerente jurídico Rodrigo Carvalho e o gerente de Benefícios Gelson Pontes responderam a todas as diversas questões dos participantes, sobre os mais variados temas, incluindo retenção de IR, contencioso etc.