Como adequar o seu orçamento em tempo de inflação alta

​​No início de março, a inflação anual, já havia ultrapassado os 7%. No atual momento de elevação de preços, novos hábitos precisam ser incorporados para que o planejamento financeiro não acabe comprometido.  Em relação aos preços dos serviços públicos – luz, água, transporte, pedágios, gasolina, etc. – há pouco a fazer senão diminuir ou racionalizar o uso para economizar. Portanto, é necessário repensar gastos cotidianos. Algumas dicas podem ajudá-lo nessa tarefa:

– Use a internet para comparar preços de produtos. Um mesmo item pode ter grandes variações em diferentes lojas, em função do estoque e da margem de lucro da empresa. No próprio estabelecimento, mostrando o preço do concorrente ao vendedor, é possível fazer uma compra mais barata.

– Dê preferência por compras à vista e negocie descontos. Como o governo aumenta a taxa básica de juros para combater a inflação, o que vem ocorrendo seguidamente nos últimos meses, o crédito para o consumidor fica cada vez mais caro. Segundo um levantamento do Banco Central, de abril de 2013 a janeiro de 2015 os juros do crédito pessoal passaram, na média, de 67% para 107% ao ano. No cartão de crédito, o crescimento no período foi de 282% para 334% ao ano.

– Procure produtos similares. Em alimentação, pode ser a chance de atualizar o paladar. Frutas da época, por exemplo, são sempre mais baratas.

– Adie compras que não são urgentes, até que os preços se acomodem.

– Se vai fazer uma viagem e ainda não escolheu para onde, um destino no país pode ser mais interessante do que uma viagem ao exterior neste momento, em que a cotação do dólar também está em alta. ​