A “maratona” dos Fundos de Pensão


junho de 2018
26/06/2018 - 17:07

A Valia administra planos de previdência que buscam acumular recursos para a aposentadoria no futuro daqueles que ainda trabalham ou pagar os benefícios para aqueles que já se aposentaram A Fundação busca garantir a solvência (saúde financeira) e o atingimento das metas dos planos de previdência que administra, com foco no longo prazo. Em todo o caso, os investimentos e os pagamentos de benefício se dão por muitos e muitos anos. É, então, natural e necessário que suas políticas, gestão e estratégias de investimentos tenham sempre uma visão e foco neste longo prazo.

Uma metáfora que poderíamos usar para ilustrar a importância de acompanhar os resultados de longo prazo, é vermos um atleta que corre 100 metros, por exemplo, o Usain Bolt, correndo uma maratona. Se tirarmos uma parcial do resultado nos primeiros 100 metros, poderíamos concluir erroneamente que ele ganharia a maratona. Porém, sabemos que os atributos para vencer uma maratona são completamente diferentes daqueles que ele detém, de forma que é muito pouco provável que ao final dos 42 quilômetros da maratona ele consiga manter o resultado conseguido nos primeiros 100 metros.

Assim é o fundo de pensão, com visão de longo prazo, e esta longa “maratona de investimentos” que temos que correr faz com que os resultados parciais tenham menos importância para tirarmos conclusões sobre a qualidade dos seus gestores e os resultados alcançados.
É importante ressaltar ainda que os investimentos realizados são determinados não somente pelos seus retornos esperados, mas também pelos riscos associados a eles. Ao misturarmos diferentes ativos, através de uma política de diversificação com investimentos que apresentam comportamentos diferentes diante de eventos econômicos, conseguimos reduzir o risco ao qual o plano está exposto.

A Valia tem se preparado ao longo dos últimos anos para este cenário nos diversos segmentos que investe através da capacitação continuada de sua equipe. No segmento de renda fixa, realizamos a gestão ativa das carteiras com diferentes percentuais de títulos atrelados ao CDI e a Índices de Preço. No segmento de renda variável, melhoramos nossa relação de retorno e risco por meio da gestão ativa com gestores especializados.  Quando olhamos os resultados realizados de longo prazo, as estratégias acima se mostram vencedoras. Desde 2009, a carteira de renda fixa do Perfil rendeu 188%, acima do CDI de 154%. Em renda variável, no mesmo período, o retorno da carteira foi de 120%, também acima do Ibovespa que registrou alta de 104%.

Dessa forma, quando olhamos para a nossa “maratona”, a Valia está indo bem, conseguindo atingir as suas metas no longo prazo e rendendo acima da média do mercado de fundos de pensão. A fim de garantir bons resultados no longo prazo nossa equipe de investimentos está sempre buscando alternativas que tenham relação entre retorno e risco adequada e que possam agregar valor para os planos por nós administrados.