Governança Corporativa: Entenda o modelo adotado pela Valia e sua importância

março de 2020
02/03/2020 - 11:40

Governança Corporativa é a forma como uma instituição se organiza, sua normatização interna, diretrizes e alçadas. Uma governança corporativa bem estruturada permite maior segurança nas decisões tomadas e maior alinhamento dos interesses de todos os envolvidos, contribuindo para a qualidade da gestão da organização e sua longevidade.


Sendo assim, o modelo de Governança Corporativa adotado pela Valia tem como princípios a Transparência, a Prestação de Contas, a Responsabilidade Corporativa e a Ética, fundamentos estes que embasam todas as nossas diretrizes internas, e apresenta três principais grupos: os agentes de governança, os seus instrumentos e as partes interessadas.


O primeiro grupo (“Agentes”), é composto pelos órgãos estatutários da Fundação, ou seja, Conselhos Deliberativo e Fiscal e a Diretoria Executiva; por seus Comitês de Assessoramento, e pelo seu corpo técnico, que atuam de forma integrada e harmônica. Para conhecer mais sobre a estrutura organizacional da Valia e as suas atribuições, clique aqui.


Já o grupo ‘Instrumentos” consiste em todos os documentos e normativos que fundamentam e estabelecem os limites de atuação de cada agente envolvido nos processos da Valia, tais como: estatuto, código de conduta ética, políticas, regimentos e demais normas. Para conhecer em detalhes cada um deles, clique aqui.


Por fim, compõe o terceiro grupo as partes interessadas, sendo elas: os participantes, a Instituidora e as empresas patrocinadoras, que não só possuem representação nos órgãos colegiados, como também tem neste modelo suas alçadas, direitos e deveres bem definidos.


É importante ressaltar ainda a existência de robusto programa de gestão de riscos da Fundação, que adota um modelo de gestão integrada, alinhada à estratégia da Valia e que visa otimizar a performance, reduzindo incertezas no atingimento dos objetivos estratégicos. Este programa proporciona à Administração informações de riscos que devem ser consideradas no processo decisório, observando as diferentes categorias de riscos inerentes ao nosso negócio. Para saber em detalhes o Programa de Gestão de Riscos aplicado na Valia, clique aqui e conheça.