Comitê de Auditoria – Órgão de assessoramento ao Conselho Deliberativo na discussão e aprimoramento de políticas e procedimentos relacionados à Auditoria Interna, Gestão de Riscos, Compliance e Integridade. Atua também na avaliação de efetividade das auditorias independentes e interna, e na revisão das Demonstrações Contábeis e financeiras. É formado por 3 (três) membros aprovados pelo Conselho Deliberativo da Valia: 1 (um) indicado pela Patrocinadora Instituidora; e 2 (dois) independentes, indicados por Conselheiros e/ou pela Diretoria Executiva da Valia, com pelo menos um dos integrantes com comprovado conhecimento nas áreas de contabilidade e auditoria contábil de EFPC.
Comitê Especialista de Assessoramento em Investimentos – Órgão de assessoramento ao Conselho Deliberativo nas decisões relacionadas às estratégias de investimentos, cabendo-lhe manifestar-se sobre a Política de Investimentos e as decisões de investimentos de maior criticidade, conforme norma de alçada, e acompanhar periodicamente os resultados da carteira, considerando o risco retorno. É formado por 5 (cinco) membros efetivos e 5 (cinco) suplentes, os quais serão indicados pela instituidora entre os participantes e aprovados pelo Conselho Deliberativo.
Comitê de Conduta e Integridade – Órgão colegiado instituído pelo Conselho Deliberativo que visa promover o Programa de Integridade e o cumprimento dos princípios de Conduta Ética da Valia, apoiando a Diretoria Executiva na elaboração e revisão de diretrizes e na orientação de consequências aplicadas às violações de condutas éticas, de forma a assegurar o tratamento justo e equitativo. O Comitê de Conduta e Integridade da Valia é composto por 3 (três) membros, sendo eles: O Diretor Presidente da Valia, o Coordenador do Comitê de Auditoria da Valia, e um membro indicado pela Patrocinadora Instituidora, como representante do Canal de Denúncias.
Comissão Técnica de Controles Internos da Valia – Órgão de assessoramento a Diretoria Executiva conferindo maior eficiência e qualidade às decisões deste colegiado em relação aos temas de sua competência, manifestando-se sobre procedimentos, metodologias corporativas e monitoramento para as categorias de riscos presentes na Política de Riscos, exceto investimentos, bem como referentes a Compliance e controles internos. É composto pelos gerentes das seguintes áreas: Riscos e Compliance; Jurídico, Governança e Suprimentos; Desenvolvimento e Atuária, Pessoas e Excelência Operacional e Tecnologia da Informação.
Comitê de Segurança da Informação – Órgão de assessoramento à Diretoria Executiva com a função de implementar a Governança de Segurança da Informação, elaborar normativos, conscientizar usuários, e definir estratégias e diretrizes sobre o tema, contribuindo para o sucesso dos objetivos estratégicos da Valia. É composto por no mínimo 6 (seis) membros dentre as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Riscos e Compliance, Comunicação, Recursos Humanos, Auditoria e Integridade, Finanças e Administração e Jurídico e Governança.
Comitê de Desenvolvimento Executivo – Órgão que assessora o Conselho Deliberativo em assuntos relacionados ao desenvolvimento e avaliação de desempenho dos diretores da Valia e membros independentes. É formado por 3 (três) membros: o Presidente do Conselho Deliberativo, o Presidente da Valia, e um membro da Instituidora, com atuação na área de Remuneração/RH.