Programa de Gestão de Riscos

Todas as decisões que tomamos para alcance de nossos objetivos envolvem riscos. A capacidade de gerenciá-los e o apetite por tomar riscos nos permite fazer escolhas olhando o futuro de forma mais consciente e, portanto, mais segura. Quanto antes você percebe potenciais desvios dos seus objetivos, mais rápido você pode responder e com mais opções.

A Valia adota um modelo de gestão integrada de riscos, alinhado à estratégia da Fundação e que visa otimizar a performance, reduzindo incertezas no atingimento dos objetivos estratégicos. Este programa proporciona à Administração informações de riscos que devem ser consideradas no processo decisório, observando as diferentes categorias de riscos inerentes ao nosso negócio conforme ilustração abaixo.

Para direcionar a gestão de riscos foi definido junto ao Conselho Deliberativo o Apetite a Riscos da Valia, que pode ser acessado aqui.

Para tratamento do risco, a Valia atua na identificação de controles preventivos (Programa de Integridade, Sistema de Padronização, Normas de Alçada, entre outros) e mitigatórios (Plano de Continuidade de Negócio que visa garantir que os pocessos essenciais sejam devidamente preservados após a ocorrência de uma interrupção até o retorno a situação normal de funcionamento).