Antecipação - como fazer?
A antecipação de parcelas permite que você pague parcelas futuras antes do prazo estabelecido. Com isso, você pode reduzir o valor total dos juros pagos, diminuir o prazo de pagamento e melhorar sua saúde financeira. É importante observar que a antecipação de parcelas deve ser feita começando sempre pela última parcela até a primeira. Além disso, parcelas que já foram enviadas para a folha de pagamento não poderão ser antecipadas. Caso existam parcelas vencidas, será necessário regularizar o pagamento das parcelas atrasadas antes de antecipar as parcelas vincendas.
Como emitir o Extrato de empréstimo?
O extrato do seu empréstimo deverá ser emitido diretamente no Portal do Participante (portal.valia.com.br).
Precisa enviar o comprovante de pagamento?
Não é necessário o envio de comprovante de pagamento para a Valia.
Posso solicitar a mudança de data de vencimento das prestações de empréstimos?
Você não pode mudar a data de vencimento das prestações. Elas vencem sempre no dia 1 de cada mês. Caso deseje pagá-las após essa data limite, você poderá emitir o boleto no Portal do Participante: portal.valia.com.br. Note que as prestações que você pagar após o dia 1 terão multas proporcionais aos dias em atraso.
Como posso emitir um boleto para pagar prestações, para antecipar ou para quitar meu contrato?
Você pode emitir boletos de empréstimo diretamente no Portal do Participante: portal.valia.com.br. Os boletos podem ser de prestação mensal, de antecipação de parcela ou mesmo de quitação do empréstimo.
Se eu tiver mais de uma prestação em atraso no meu contrato?
Caso você seja participante ativo: o desconto das parcelas em atraso será feito no contracheque, mensalmente. Isso inclui a parcela do mês atual e até 3 parcelas em atraso. Respeita o percentual legal de desconto do salário.
Caso você seja desligado, pode emitir o boleto no Portal do Participante para pagar: portal.valia.com.br.
Posso colocar as prestações em débito automático?
Não é possível o pagamento dos boletos de empréstimo por meio de débito em conta corrente. No entanto, é
possível efetuar o pagamento dos boletos por meio do DÉBITO DIRETO AUTORIZADO (DDA), no autoatendimento do
banco de seu relacionamento, sem a necessidade de imprimi-los. Esse procedimento irá facilitar o pagamento
do seu empréstimo e evitar o pagamento de juros/multa por atraso no recebimento do boleto bancário. Vale
ressaltar que, caso opte pelo DDA, deixará de receber boleto físico em sua residência. O boleto será
apresentado de forma eletrônica para que o pagamento seja autorizado por você. Esclarecemos que a opção
pelo DDA é realizada diretamente no banco em que você é correntista, assim, para fazer a opção por esse
serviço, é necessário procurar o gerente da sua conta.
Quando sou elegível ao empréstimo?
Para se habilitar ao empréstimo é necessário ter, no mínimo, 6 meses de adesão ao plano de previdência. A
simulação de empréstimo deverá ser realizada diretamente no portal. Caso haja valor disponível e deseje
contratar o empréstimo, a concessão também pode ser solicitada no portal, sem a necessidade de assinatura
de contrato ou apresentação de documentação física.
Como solicitar o cancelamento da Concessão?
O prazo para cancelamento do contrato de empréstimo é até às 10h (Horário de Brasília) do dia útil
seguinte à data da solicitação no Portal. Caso esse prazo tenha expirado, não será possível o
cancelamento. Após o crédito do empréstimo em sua conta corrente, caso deseje, poderá emitir o boleto para
quitação do contrato no Portal do Participante (www.valia.com.br).
Posso solicitação a antecipação da data de crédito?
A concessão, aprovação dos contratos e pagamento do empréstimo obedecem a um cronograma, de acordo com o
prazo necessário para cumprimento de cada uma das etapas, razão pela qual, não é possível antecipar a data
do crédito.
Posso solicitar a suspensão do pagamento?
Os empréstimos concedidos pela Valia, são provenientes dos recursos dos planos de benefícios,
considerados pela legislação aplicável (Resolução BCB no 3792) como investimentos e classificados no
segmento de operação com participantes, cabendo à Valia a responsabilidade de acompanhar e gerenciar o
risco e o retorno esperado por esse e demais tipos de investimentos. Ressaltamos, ainda, que considerando
o princípio da isonomia, teríamos que estender a todos os participantes da Valia, ativos e assistidos, a
suspensão dos descontos de empréstimos pleiteada em sua nota, procedimento que certamente afetaria a
estabilidade da gestão dos nossos recursos.
Se eu ficar inadimplente, posso receber contato de cobrança? O que devo fazer?
• Se você ficar inadimplente com uma dívida, é possível que a
Valia ou uma empresa de cobrança parceira da Valia entre em contato com você para cobrar o valor devido.
Isso faz parte do processo de recuperação de dívidas.
• Caso receba um contato dessas empresas, solicite as opções
de negociação disponíveis, realize seu acordo e efetue o pagamento de sua dívida para não perder a
oportunidade de retirar a restrição de seu nome no SERASA.
• Existe, ainda, a opção de verificar o Portal de Negociação
da VALIA e verificar se existe opção de negociação disponíveis para seu perfil (www.valia.com.br) e realizar seu acordo através
desse Portal e efetuar o pagamento de sua dívida.
• Para que essa situação não ocorra, é importante agir de
forma proativa e acessar o Portal do Participante (www.valia.com.br) e buscar pelo boleto e realizar o pagamento mensalmente de suas
prestações.
Quitação antecipada - Existe desconto?
A metodologia utilizada pela Valia para correção do saldo devedor é a aplicação mensal da taxa de juros.
Desta forma, não há desconto na quitação antecipada do empréstimo, tendo em vista que o valor corresponde
ao saldo devedor posicionado no dia da liquidação, sem acréscimo de juros futuros.
Se eu for demitido ou entrar em licença, como faço o pagamento das prestações?
O boleto para pagamento das prestações do contrato de empréstimo deve ser emitido diretamente no Portal
do Participante (www.valia.com.br).
Quais são as assessorias de cobrança parceiras da Valia?
Para regularização de inadimplência, os mutuários podem receber contatos da Valia ou e de uma de nossas
assessorias de cobrança:
• GADOL
- 0800 031 2500
- WhatsApp - (51) 99556 5679
- e-mail: falecom@gadol.com.br
• RBRASIL
- 0800 718 1025
- (11) 96377-1240
- e-mail: contato.valia@rbrasilsolucoes.com.br