Organograma

A estrutura organizacional da Valia é composta por seus órgãos estatutários, quais sejam: Conselhos Deliberativo, Fiscal e a Diretoria Executiva; por seus Comitês de Assessoramento, e pelo seu corpo técnico, que atuam de forma integrada e harmônica. Conheça as atribuições​​ de cada um desses órgãos Colegiados e a formação atual dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e da Diretoria Executiva.

Conselho Deliberativo

Órgão de deliberação e orientação superior da Valia. É formado por 12 membros (12 titulares, 12 suplentes), entre representantes indicados pela Vale (5), pelas demais empresas patrocinadoras (3), eleitos entre os ativos e assistidos (4). Entre suas principais atribuições, está fixar os objetivos e políticas previdenciais e estabelecer as diretrizes fundamentais e as normas gerais de organização, operação e administração.

O grupo se reúne ordinariamente a cada trimestre ou extraordinariamente, por convocação do presidente ou da maioria dos membros.

Questões como: política de investimentos, análise de prestação de contas, mudanças no Estatuto e no Regulamento da Valia, admissão de novos patrocinadores, realização de inspeções e extinção de planos, entre outras, dependem da aprovação do Conselho Deliberativo.

Declaração de Propósitos – Janete Santos de Sá

Declaração de Propósitos – Regina Maria Pinto Coelho

Declaração de Propósitos – Carlos Geraldo da Cruz

Declaração de Propósitos – Victor Magnum Vieira Ramos

Declaração de Propósitos – Júlio Cesar Silva de Meneses

Declaração de Propósitos – Bruno Carvalho Kato

Declaração de Propósitos – Marcia Mara Chaves de Resende

Declaração de Propósitos – Josimar Cesar de Alcantara

Declaração de Propósitos – Maria Perpetuo Socorro de Castro

Declaração de Propósitos – Claudia Medeiros Ahmed

Declaração de Propósitos – Samara Souza de Melo

Declaração de Propósitos – Priscila Soares Da Silva Machado

Declaração de Propósitos – Patricia Silva Rodrigues Scheel

Declaração de Propósitos – Samanta Pereira Murat do Pillar

Declaração de Propósitos – Eduardo Ajuz Coelho

Declaração de Propósitos – João Batista Franceschini Rosa de Faria

 

 

 

 

  • Conselho Deliberativo Titulares Suplentes
    Vale Márcio Felipe Milheiro Aigner Cargo vago
    Vale Luiz Gustavo Garioli Gouvea (Vice-Presidente) Leonardo dos Santos Brito
    Vale Samanta Pereira Murat do Pillar Patricia Silva Rodrigues Scheel
    Vale Marcelo Barros Bruno Kato
    Vale Eustáquio Coelho Lott Cláudia Ahmed
    FCA Marcia Mara Chaves De Resende Priscila Soares Da Silva Machado
    Samarco Vera Lúcia da Silva Victor Magnum Vieira Ramos
    Mosaic Robson Hora Samara Souza de Melo
    Assistidos Janete Santos de Sá Regina Maria Pinto Coelho
    Assistidos José Ailton Lima Maria Perpetuo Socorro de Castro
    Participantes Julio Cesar Silva Menezes Carlos Geraldo da Cruz
    Participantes Hector Campos Scarpat Josimar Cesar de Alcantara

Conselho Fiscal

Órgão de fiscalização da Valia. É formado por 5 representantes (5 titulares, 5 suplementes), entre representantes indicados pela Instituidora Vale (2), pelas empresas patrocinadoras (1), eleitos entre os ativos e assistidos (2). Tem como principal função zelar pela gestão econômico-financeira da Valia.

O mandato dos conselheiros é de 3 anos, sem possibilidade de recondução. O grupo se reúne ordinariamente a cada trimestre ou extraordinariamente quando convocado pelo presidente ou pela maioria de seus membros, para examinar e aprovar as demonstrações contábeis da Valia, emitir parecer sobre o balanço anual, as contas e os demais aspectos econômico-financeiros dos atos da Diretoria-Executiva, examinar os livros e documentos da Fundação, sugerindo medidas saneadoras, e avaliar se a gestão de recursos obedece à regulamentação em vigor, dentre outras questões.

Declaração de Propósitos – Luiz Antonio Conegundes

Declaração de Propósitos – Joaquim Sanches Neto

Declaração de Propósitos – Marina Machado Chaves

Declaração de Propósitos – Rodrigo Sebollela Duque Estrada Regis

Declaração de Propósitos – Glauce Kelly Costa Teles de Souza Pagliaro

Declaração de Propósitos – Bianca Verissimo de Farias Beattie

Declaração de Propósitos – Cecilia Fernandes Albuquerque

Declaração de Propósitos – Leandro Fulgêncio Vieira

Declaração de Propósitos – André Augusto de Aguiar Ferreira Campos

 

  • Conselho Fiscal Titulares Suplentes
    Vale Glauce Kelly Costa Teles de Souza Pagliaro (Presidente) Bianca Farias
    Vale Rodrigo Regis (Vice-Presidente) Cecilia Arbuquerque
    FCA André Augusto de Aguiar Ferreira Campos Leandro Fulgêncio Vieira
    Assistidos Joaquim Sanches Neto Xavier Abdon de Souza
    Participantes Luiz Antonio Conegundes Marina Machado Chaves

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral da Valia, cabendo-lhe precipuamente, executar as diretrizes fundamentais e normas gerais definidas pelo Conselho Deliberativo. É composta por 4 diretores, sendo: um Diretor(a) Presidente; um Diretor(a) de Investimentos; um Diretor(a) de Seguridade e um Diretor(a) de Suporte e Gestão. O mandato dos diretores é de 3 anos, sendo permitida sua recondução, seguindo as diretrizes definidas pelo Conselho Deliberativo.

  • Edécio Ribeiro Brasil Diretor-Presidente
    Maria Elisabete Silveira Teixeira Diretora de Seguridade
    Maurício da Rocha Wanderley Diretor de Investimentos
    Rodrigo Moreira de Souza Carvalho Diretor de Suporte e Gestão

     

Comitês

Comitê de Auditoria – Órgão de assessoramento ao Conselho Deliberativo na discussão e aprimoramento de políticas e procedimentos relacionados à Auditoria Interna, Gestão de Riscos, Compliance e Integridade. Atua também na avaliação de efetividade das auditorias independentes e interna, e na revisão das Demonstrações Contábeis e financeiras. É formado por 3 (três) membros aprovados pelo Conselho Deliberativo da Valia: 1 (um) indicado pela Patrocinadora Instituidora; e 2 (dois) independentes, indicados por Conselheiros e/ou pela Diretoria Executiva da Valia, com pelo menos um dos integrantes com comprovado conhecimento nas áreas de contabilidade e auditoria contábil de EFPC.

Comitê Especialista de Assessoramento em Investimentos​ – Órgão de assessoramento ao Conselho Deliberativo nas decisões relacionadas às estratégias de investimentos, cabendo-lhe manifestar-se sobre a Política de Investimentos e as decisões de investimentos de maior criticidade, conforme norma de alçada, e acompanhar periodicamente os resultados da carteira, considerando o risco retorno. É formado por 5 (cinco) membros efetivos e 5 (cinco) suplentes, os quais serão indicados pela instituidora entre os participantes e aprovados pelo Conselho Deliberativo.

Comitê de Conduta e Integridade – Órgão colegiado instituído pelo Conselho Deliberativo que visa promover o Programa de Integridade e o cumprimento dos princípios de Conduta Ética da Valia, apoiando a Diretoria Executiva na elaboração e revisão de diretrizes e na orientação de consequências aplicadas às violações de condutas éticas, de forma a assegurar o tratamento justo e equitativo. O Comitê de Conduta e Integridade da Valia é composto por 3 (três) membros, sendo eles: O Diretor Presidente da Valia, o Coordenador do Comitê de Auditoria da Valia, e um membro indicado pela Patrocinadora Instituidora, como representante do Canal de Denúncias.

Comissão Técnica de Controles Internos da Valia – Órgão de assessoramento a Diretoria Executiva conferindo maior eficiência e qualidade às decisões deste colegiado em relação aos temas de sua competência, manifestando-se sobre procedimentos, metodologias corporativas e monitoramento para as categorias de riscos presentes na Política de Riscos, exceto investimentos, bem como referentes a Compliance e controles internos. É composto pelos gerentes das seguintes áreas: Riscos e Compliance; Jurídico, Governança e Suprimentos; Desenvolvimento e Atuária, Pessoas e Excelência Operacional e Tecnologia da Informação.

Comitê de Segurança da Informação – Órgão de assessoramento à Diretoria Executiva com a função de implementar a Governança de Segurança da Informação, elaborar normativos, conscientizar usuários, e definir estratégias e diretrizes sobre o tema, contribuindo para o sucesso dos objetivos estratégicos da Valia. É composto por no mínimo 6 (seis) membros dentre as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Riscos e Compliance, Comunicação, Recursos Humanos, Auditoria e Integridade, Finanças e Administração e Jurídico e Governança.

Comitê de Desenvolvimento Executivo – Assessora o Conselho Deliberativo na formulação, revisão e acompanhamento de políticas e programas relacionados à avaliação, sucessão, desenvolvimento e remuneração de executivos da Fundação. É composto por três membros: o Presidente ou Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, um representante da Instituidora da Valia da área de Recursos Humanos, convidado pelo Presidente do Conselho; e um membro independente, contratado pela Valia, com reconhecida experiência, indicado pelo Presidente do Conselho.